%TEMPO%
Curta no Facebook:
Noticias
Notícia
Grupo de Apoio ao Emagrecimento atinge quatro edições com resultados satisfatórios
Aconteceu no início do mês, no Centro Esportivo de Campo Limpo Paulista, o encerramento da 4ª edição do Grupo de Apoio ao Emagrecimento (GAE)...
17/06/2016

Aconteceu no início do mês, no Centro Esportivo de Campo Limpo Paulista, o encerramento da 4ª edição do Grupo de Apoio ao Emagrecimento (GAE). Além de receber os seus 28 componentes, a confraternização contou com a participação dos profissionais que acompanharam o seu desenvolvimento durante o programa.

O projeto, iniciado com 25 pessoas no segundo semestre de 2014 pelas mãos da professora de Educação Física Simone Silva Pavan, atingiu quatro edições, com cerca de 120 participantes no total e muitas melhorias em sua trajetória.

O GAE sempre buscou como objetivo principal oferecer informações sobre a qualidade de vida e emagrecimento por meio de palestras ministradas por profissionais especializados, como nutricionista, psicóloga, enfermeira e educadores físicos, que dão todo suporte aos componentes do programa, além de atividades físicas supervisionadas por professores da Secretaria Municipal de Esportes.

 

Segundo a idealizadora do projeto, a evolução de uma edição para outra foi muito satisfatória. A prova disso foi a grande procura dos interessados e a melhora no desempenho dos participantes,  por meio de atividades físicas e nas palestras com a nutricionista Flávia Saito e a psicóloga Daniela Rizzatti.

O grupo de emagrecimento já existia na cidade e era conduzido pela professora Simone e mais dois profissionais na sede social do Clube Internacional, no ano de 2007. “Assim que eu trouxe a ideia de realizar o GAE na Secretaria de Esportes, fazendo com que o programa se tornasse gratuito, eles aprovaram prontamente”, afirmou Simone Pavan, de 42 anos e há 15 trabalhando no Centro Esportivo.  

 

Como forma de incentivo, as três primeiras pessoas que eliminarem mais peso adquirem por mais uma vez uma vaga no grupo seguinte. Contudo, segundo os profissionais, a ideia é tentar impulsionar cada vez mais os hábitos saudáveis nos participantes. Segundo informações da técnica de enfermagem Isabel Aparecida, o último grupo que iniciou atividades no dia 18 de fevereiro deste ano foi o mais problemático no que se diz respeito à saúde, pois o quadro de obesidade foi muito maior. “Nesta quarta edição, encontramos casos de depressão, asma, diabetes e pressão alta. Entretanto, nós sabíamos que iríamos encontrar tal situação e muitos desses problemas foram solucionados no decorrer das atividades exercidas”, disse Isabel.

Nesta última edição, o grupo conseguiu o recorde de eliminação de peso. No total, foram 198,900 quilos –  porém, houve um destaque em cada GAE, ou seja, quem mais eliminou peso e medidas durante os  quatro meses de atividades.   

GAE 1 – Setembro de 2014

 

Nome: Sônia Regina de Lima

Idade: 57 anos 

Profissão: Técnica de basquete 

Peso de inicio: 107,600 Kg

Peso atual: 101,400  Kg

 

A participante do primeiro grupo de apoio ao emagrecimento chegou ao conhecimento do programa através dos colegas de trabalho do Centro Esportivo de Campo Limpo Paulista. No começo, ela achou que seria bem difícil, já que levava uma vida muito sedentária. “ Eu perdi pouco peso, porém, muitas medidas, e pra mim a atividade que fez a diferença foi a hidroginástica, além das dicas nas palestras com a nutricionista”, disse Sônia, que até hoje frequenta as aulas de hidro no Centro Esportivo.

Atualmente, Sônia continua empenhada em sua dieta, não tomando mais refrigerante e não comendo frituras. “O que me faz mais falta é o tempo para conseguir continuar praticando as atividades esportivas, mas, na alimentação, estou conseguindo regular bem”, complementou a professora. 

 

 

GAE 2 – Abril de 2015

 

 

Nome: Sueli de Fátima da Silva

Idade: 48 anos

Profissão: Diarista

Peso de inicio: 103 Kg

Peso atual: 83 Kg

 

Ela conheceu o GAE através de sua irmã, que, na oportunidade, participou da primeira edição em 2014 e, percebendo o resultado, decidiu se inscrever. Após muito esforço e dedicação, nem a própria Sueli acreditou que poderia perder 20 quilos em tão pouco tempo. Um dos seus maiores incentivadores foram as pessoas que a encontravam na rua e comentavam a diferença em sua fisionomia, além também de sua filha Gabriela, de 21 anos.

Segundo a participante, as palestras eram importantes, mas na parte física as aulas de musculação e o circuito faziam toda a diferença. “Eu até montei por conta um circuito em minha casa para continuar treinando, além das minhas caminhadas pela manhã na Avenida Marginal, já que sou moradora do bairro Lagoa Branca”, explicou Sueli, que aproveitou para agradecer os profissionais que muito gentilmente souberam conduzir caso a caso dentro do grupo.

“Os profissionais do GAE foram nota mil. Eu mesmo percebi que, após minha participação dentro do grupo, é que minha autoestima e a saúde melhoraram muito”, afirmou Sueli, que pretende ainda eliminar mais 12 quilos, estabelecendo como sua meta alcançar os 68 quilos.

 

 

GAE 3 – Setembro de 2015

 

Nome: Daniela Marquezini

Idade: 39 anos

Profissão: Do lar

Peso de inicio: 76,400 Kg

Peso atual: 66,500 Kg

 

A curiosidade de Daniela em participar do tão falado GAE partiu  de duas tias que já haviam participado de edições passadas e também por causa do estado de saúde precário, já que ela é hipertensa e toma remédios.

Segundo a própria participante, no início ela achava que iria desistir, porém, após um mês frequentando as atividades, o resultado foi imediato, tendo  eliminado três quilos. “Antes de começar a participar, eu recebi muito incentivo do meu marido e dos meus filhos e, durante o programa, eu adorava as palestras da psicóloga Daniela Rizzatti, pois foram bem produtivas”, relatou a participante. Após o término do terceiro GAE, continua fazendo suas atividades físicas  três vezes por semana na academia, caminhada todos os dias e hidroginástica no Centro Esportivo, duas vezes por  semana.

Moradora no Jardim Monte Alegre, ela admite que no passado era uma pessoa sedentária e preguiçosa  “ Antigamente, eu descia de carro na padaria ou até mesmo na casa da minha sogra que fica na rua de cima, mas, agora, na maioria das vezes, só vou a pé”, completou Marquezini, que pretende eliminar mais cinco quilos e tentar manter seu peso atual com os exercícios contínuos.  

 

GAE 4 – Fevereiro de 2016

 

Nome: Rosemery Fernandes da Silva

Idade: 44 anos

Profissão: Do lar

Peso de inicio: 119,100

Peso atual: 103,900

 

O quarto grupo iniciou suas atividades no dia 18 de fevereiro deste ano, com 37 pessoas, com o peso total de 3.906 Kg, tendo se destacado a participante Rosimery Fernandes, que eliminou 15,200 quilos. Esta edição foi finalizada com 28 pessoas, sendo que todos juntos eliminaram 198,900 Kg, um recorde de todas as edições. Como incentivo, os três participantes que perderam mais peso tiveram a vaga garantida para ter uma continuidade no grupo seguinte.

Para Rosemery, o circuito, musculação e caminhada foram as atividades mais produtivas e de resultados imediatos.

Ansiosa para voltar a participar na 5ª edição do GAE, em agosto deste ano, a participante garantiu que continua mantendo suas regras alimentares e aulas de musculação e ginástica localizada. “Nós, que somos gordinhas, sempre começamos tudo meio desacreditadas, mas, com o passar do tempo, fui me acostumando às atividades e hoje em dia o meu corpo até pede exercícios. Adorei a atenção e o carinho que a enfermeira Isabel teve conosco e também da professora Camila, que, para muitos, tem um jeito próprio de exigir, porém, esbanjando dinamismo e profissionalismo em suas aulas”, completou.

Sem falsa modéstia e admitindo o grau de dificuldade, Rose ainda afirmou que deseja emagrecer cerca de 50 Kg.

 

Logo que lhe foi apresentado o projeto, no início de 2014, o secretário de Esportes de Campo Limpo Paulista Cesar de Assis enxergou com bons olhos a oportunidade que estaria abrindo para a população que necessita este tipo de serviço. “Como era um apelo importante que veio pelas mãos da professora Simone, prontamente atendi a solicitação, tendo em vista que a secretaria tinha todas as condições de suprir as necessidades solicitadas no projeto”, explicou Cesar.

Este projeto chegou ao conhecimento do prefeito José Roberto de Assis, que, no ato, concordou com a aplicação do projeto, considerando que o programa traria qualidade de vida aos participantes.

Segundo a própria Secretaria de Esportes, após a realização do primeiro grupo, a procura por vagas foi extremamente acima das expectativas tendo, já que um programa desse porte custa muito caro aos usuários, por meio dos convênios médicos.

O GAE é viabilizado pela prefeitura de Campo Limpo Paulista, tornando-se, assim, um projeto gratuito. Atualmente, a procura é tanta que existe uma lista de espera para 2017 na própria Secretaria de Esportes.

A quinta edição volta a acontecer no inicio do mês de agosto. Os interessados podem se inscrever através de uma lista de espera para 2017 que está à disposição na Secretaria de Esportes de Campo Limpo Paulista.

Segundo a técnica de enfermagem Isabel Aparecida, que acompanha o projeto desde o começo, esse grupo foi o que deu mais problemas de saúde. “Nesta quarta edição, nós recebemos participantes mais obesos e com problemas de depressão, asma, HS ou pressão alta e diabetes”, disse Isabel, salientando que os componentes tiveram um diferencial, pois foram mais esforçados e, com isso, muitos problemas de saúde foram solucionados.

Acima do peso

Quase 60% dos brasileiros estão acima do peso, revela IBGE. Os dados são alarmantes e não batem com as informações divulgadas pelo Vigitel 2014, no início do ano, quando o governo anunciava uma estabilização nos índices de sobrepeso e obesidade na casa dos 52,5%. No levantamento realizado pelo IBGE, o índice beira os 60%. Cerca de 82 milhões de pessoas apresentaram o IMC igual ou maior do que 25 (sobrepeso ou obesidade). Isso indica uma prevalência maior de excesso de peso no sexo feminino (58,2 %), que no sexo masculino (55,6%). Os dados anunciados pelo IBGE traduzem a urgência de se pensar políticas públicas adequadas à prevenção e tratamento do sobrepeso e obesidade.

De acordo com o estudo, o excesso de peso aumenta com a idade, de modo mais rápido para os homens, que na faixa de 25 a 29 anos chega a 50,4%. Contudo, nas mulheres, a partir da faixa etária de 35 a 44 anos a prevalência do excesso de peso (63,6%) ultrapassa a dos homens (62,3%), chegando a mais de 70,0% na faixa de 55 a 64 anos. A partir dos 65 anos de idade, observa-se um declínio da prevalência do excesso de peso, tanto no sexo masculino quanto no feminino, sendo mais acentuada nos homens, que na faixa etária de 75 anos e mais corresponde a 45,4% contra 58,3% do sexo feminino.

Os dados mostraram ainda que a obesidade acomete um em cada cinco brasileiros de 18 anos ou mais em 2013 (20,8%), sendo que o percentual é mais alto entre as mulheres (24,4% contra 16,8% dos homens). Em dez anos, a obesidade entre mulheres de 20 anos ou mais passou de 14,0% em 2003, segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), para 25,2% em 2013, de acordo com a PNS. Entre os homens, o crescimento foi menor, de 9,3% para 17,5%. O acúmulo de gordura abdominal também foi mais frequente no sexo feminino, atingindo 52,1% das mulheres e 21,8% dos homens. O oposto ocorre em relação à pressão arterial, cuja elevação foi mais comum entre os homens (25,3%) que entre as mulheres (19,5%), atingindo 22,3% da população no momento da entrevista.

Últimas Notícias
Guia Comercial
Selecione abaixo e encontre tudo o que precisar:
Colunistas
  • Luiz Carlos Zeferino
    Designer, Ilustrador e Empreendedor . Cursou Publicidade e Games na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente é ...
  • Claudia Hallgren
    Psicóloga, sexóloga, Instrutora de Yoga e palestrante atualmente desenvolve o projeto Dança terapia e atendimentos clínicos em Cpo Lpo Pta e ...
  • Alexandre Roccar
    Assessor de imprensa há 15 anos, formado em Marketing, especializado em Marketing Político, Coordenador de várias campanhas eleitorais. Autor dos ...
  • Maurício Mellone
    Jornalista formado pela PUC-SP, tem mais de 30 anos de experiência e já atuou em revistas, jornais, TV, rádio e assessoria de imprensa. Hoje é ...
  • Jennifer Oliveira
    Curiosa no campo de gastronomia, seguindo criando e reinventando receitas. Apaixonada por tudo que remete ao mundo culinário. Desta paixão surgiu o ...
  • João Justino
    João Justino Leite Filho: Diretor/Ator; Escritor da Editora IBEP-Nacional desde 1986; Autor da música "Canto de Amor", editada no livro didático ...
Atendimento
  • Segunda a Sexta de 09:00 as 18:00hs
  • Telefone: (11) 4812 - 3768
  • E-mail: info@campolimponet.com.br
  • Skype:
Redes Sociais
  • Siga-nos e compartilhe